Séries ::: Marvel’s Jessica Jones (6/10)

jessica-jones-netflix-poster.jpg

Desde miúdo, sou fã assumido do universo Marvel. Muito mais que o da DC Comics, mas isso são outros quinhentos.

Eu vi a série Daredevil em Agosto, e fui surpreendido pela positiva: o receio de encontrar uma produção menos elaborada, por se tratar de um série, foi completamente suplantado pelo espanto de ter visto um dos melhores produtos de ficção audiovisual do ano. A parceria entre a Marvel e a Netflix dera frutos e fazia-me todo o sentido continuarem com o franchising da coisa.

Não conhecia a personagem de Jessica Jones. Sei que foi criada dentro do universo Marvel de ficção para adultos, com histórias e personagens bem mais elaboradas psicologicamente. Li algumas coisas, a sua ligação com os Vingadores, a suas disputas com o homem-púrpura, as origens comuns com o Peter Parker mas em termos narrativos optei por ficar “às cegas” para a experiência ser mais imersiva.

Na minha opinião a série começa muito bem; tem um primeiro episódio muito forte e que nos põe logo em sentido. Contudo, as expectativas não foram encontradas. A narrativa estende-se demasiado sobre o tempo, as evoluções dos personagens, apesar de interessantes, têm uma cadência desinteressante. Confesso que os três últimos episódios foram frustrantes e custaram mesmo muito a ver. O final, desiludiu. Poder-se-ia ter feito tanta coisa interessante. Mas as personagens (e actores) são muito cativantes e é uma forma de ver o universo Marvel mais adulto e maduro. A própria Jessica Jones é uma heroína(?) muito atípica, com laivos de bipolaridade e mau caracter muito cómicos. E não podemos deixar passar o facto de estarmos num universo muito feminino; no sentido fílmico, na forma e edição adoptadas para contar a história, mas também pelos personagens de topo da série serem mulheres e onde o poder não exclusivamente patriarcal.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s