Livro ::: Em Teu Ventro, José Luís Peixoto (8/10)

emteuventre
Capa do livro “Em Teu Ventre”, de José Luís Peixoto

Acho que será sempre complicado fazer uma análise a uma obra do José Luís Peixoto (JLP). É o meu escritor preferido e tenho acompanhado a sua obra desde 2003, quando li pela primeira vez “Uma Casa na Escuridão”. Com uma escrita única, em cenários como só Peixoto sabe descrever, onde a crueza de uma portugalidade pode ser encontrada nos personagens.

Já li a obra do autor na íntegra. O Livro, que narra partes da história da emigração portuguesa, e este Em Teu Ventre são obras que partem de acontecimentos históricos, ficcionados por JLP. Nota-se a pesquisa; mas uma pesquisa cuidada. Ouvi o autor dizer, em entrevista na RTP3 (desculpem, não encontrei o link!), que a pesquisa é uma coisa perigosa na escrita de ficção. Um autor pode perder-se nessa pesquisa e nunca encontrar (ou pior ainda, nem se aperceber de) o fio à meada da história que quer contar. Mas essa pesquisa não se sente como forçada; aliás, o tema é delicado, pelo caracter religioso e mesmo assim JLP foge a quaisquer questões de fé e foca-se nas relações entre personagens. Daí fazer sentido quando o ouvi dizer, na mesma entrevista, que este livro é sobre mães e filhas. Não tanto sobre as aparições em Fátima que, aliás, nunca são descritas no livro. O foco está na reacção das famílias dos três pastorinhos.

 

Adorei o livro. Para começar, é do conhecimento geral que existiram três pastorinhos que, de alguma forma, interagiram com a nossa senhora. Mas é um conhecimento superficial porque, no imaginário colectivo, são poucas as pessoas que conhecem a fundo esta questão. E JLP consegue, na sua prosa, emergir o leitor no universo das pessoas em 1917, como eram as casas nessa altura, a postura do senhor prior, os vizinhos, os curiosos. É um livro pequeno que se lê num ápice!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s