NaNoWriMo – Aqui vamos nós!

É oficial. Este ano vou participar pela primeira no NaNoWriMo.

Acho que foi em 2011 que tomei conhecimento deste movimento literário que faz com que centenas de milhar de pessoas de todo o mundo se reúnam com o intuito de escrever 50.000 palavras durante o mês de Novembro. Ou seja, 30 dias. Por dia são necessárias uma média de 1667 palavras para que o desafio seja atingido. E acho mesmo que esta é uma excelente maneira de motivar e incentivar todos os aspirantes a escritores a iniciaram-se pela primeira vez neste tipo de aventura literária.

Sempre gostei de escrever. Aliás, sempre foi uma grande paixão. Mas a minha preguiça interior aliada ao meu inner editor (um termo com que me cruzei recentemente) sempre fizeram com que não passasse da segunda página das minhas histórias. Aonde sempre fui mais profícuo foi no mundo da blogosfera e na poesia. Coisa mais imediatas, mais sintéticas mas igualmente trabalhosas. Depois durante a minha licenciatura em Cinema, desenvolvi um enorme gosto pela escrita de guiões e pela linguagem pictórica do mundo audiovisual. O show, don’t tell foi-me incutido e acho que isso se nota no meu tipo de escrita literária.

Mas não me querendo afastar muito mais do tema principal, este ano preparei o meu enredo, o meu conflito, as minhas personagens e delineei a estrutura da minha historia. Tudo pronto para daqui a escassos minutos entrar de cabeça no primeiro esboço do meu primeiro livro.

A ideia inicial era escrever sobre ficção científica. Sabem que gosto bastante do tema e de distopias. Porém, acabei por concordar comigo mesmo no que diz respeito a não escrever sobre o que não domino totalmente. E optei por escrever sobre aquilo que conheço melhor que é o mundo actual com os seus dissabores e conflitos diários. A história é baseada num amigo, que conheci na adolescência, num período difícil de ambas as nossas vidas. Feliz ou infelizmente, as nossas vidas tomaram rumos muitos diferentes e a dele não correu pelo melhor. Assim, tomei a liberdade de fantasiar uma série de situações sobre a vida dele e um novo personagem nasceu, completamente diferente, e deu vida a uma narrativa que me atrai bastante.

Assim sendo, vou comentando aqui no blog como está a correr esta maluqueira e a ver se consigo o objectivo de 50.000 palavras no final do mês de Novembro. Espero até fazer um figuraço e acabar alguns dias antes.

Deixe uma Resposta

