Também é bom desligar

Sempre gostei de tecnologia.

Sou um adepto de gadgets, softwares, apps. Estou bastante ligado à rede; às vezes até demais.

Às vezes penso que até tenho desculpa. Trabalho com computadores o dia inteiro. A pós-produção áudio é exigente nos conhecimentos técnicos de som e, em alguns casos, informáticos. E, há já uma década, tirei um curso profissional de gestão de sistemas informáticos.

Tenho tentado evitar os lados mais nocivos da constante ligação.

Nunca fui muito de consultar os e-mails a toda a hora; mas nos últimos três anos, passei a consultar o telemóvel milhares de vezes para consultar actualizações no Facebook e no Twitter. E mais tarde, no Instagram.

Sou muito crítico no que diz respeito à “existência virtual” das pessoas na rede. Criamos perfis das nossas identidades sujeitos à nossa objectividade: a noção de queremos ser bem vistos está implícita no cuidado com as actualizações, tweets, nas fotografias, posts e comentários. Até os nossos likes são condicionados, seja de forma consciente ou não, pelos limites que impomos à nossa exposição. Ou seja, somos bombardeados por projecções de pessoas, muitas vezes completamente embriagadas pela fantasia – mas isto é outra conversa.

Para não falar do aglomerado de informação que milhões de utilizadores oferecem de mão beijada a estas empresas. Através das nossas preferências, hábitos, textos – aliadas à localização por GPS – permitem criar autênticos perfis de consumidores; não duvidem, o Facebook é actualmente o maior estudo de consumidores e consumo. E continuamente activo,

Por esta razões, tenho estado bastante ausente do Facebook. Do Instagram, fartei-me rapidamente. Tenho feito um desmame para, eventualmente, encerrar as minhas contas. Se sinto que este tipo de redes sociais é uma faca de dois gumes, não devo compactuar, certo?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s