É importante respirar.

É importante respirar.

Há dias em que tudo parece querer testar a nossa paciência – muitas vezes escassa.

Os dias de trabalho conseguem ser longos. Podem até passar rápido, mas aquela sensação de cansaço e frustração que nos pesa no corpo, tira o apetite ou vontade de fazer qualquer outra coisa teima em querer adormecer connosco.

Respirar é importante.

Parar. Sentir que o dia tem um fim; que temos para onde regressar. Seja em casa, num café com um amigo, uma esplanada cheia de sol. Não deixar a nossa mente vaguear entre um passado inalterável e um futuro impossível de ver. Dar importância; dar atenção.

Estar-se em atenção plena (mindful) é um estado; pode ser meditativo, pode ser de simples contemplação. Mas vivemos distraídos. Passe a redundância, somos inconscientes do nosso piloto-automático; mais, somos reféns. Lembra-se das sensações do percurso matinal para o trabalho? De como reagiu às suas tarefas diárias?

Regra geral, não saboreamos o momento presente. Estamos a lavar a loiça a pensar na roupa que vamos estender a seguir. A enviar um e-mail enquanto preparamos os próximos ficheiros. Este multitasking trás consequências; aos poucos, vamos perdendo poder de concentração. E vamos perdendo atenção e seguimos quase sempre em modo automático. Rotinas e repetições que nos vão cansando.

É importante respirar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s