Aqui e Agora ::: Livro de Vasco Gaspar

Em finais de Julho, tive o prazer de conhecer o Vasco Gaspar. Confesso que nunca tinha ouvido falar deste homem, e fiquei um pouco receoso. Passo a explicar.

Conheci-o em contexto laboral. Ele veio gravar algumas meditações guiadas ao estúdio aonde trabalho. Imediatamente imaginei – erro e preconceito, eu sei – um ser esotérico, super meditativo, prestes a espalhar a palavra de Sidhhartha entre mim e os meus colegas de trabalho.

Mas fui positivamente (mais uma lição aprendida) surpreendido. O Vasco é uma pessoa totalmente livre de tiques ou demonstrações de esoterismos e bastante calma. Foi excelente trabalhar com ele durante a gravação das meditações e fartei-me de aprender. É um tema que me interessa bastante, então aproveitei e tentei absorver o máximo que pude dos conhecimentos do Vasco. Sempre prático e cheio de exemplos, falou-me do seu projecto ZBHD – uma comunidade online onde é ministrado um programa/curso de mindfulness a aplicar no dia-a-dia. Projecto sério, com dados estatísticos interessantes e publicados. Falou-me do programa da Google, do qual nunca tinha ouvido falar: o Search Inside Yourself. Falou-me dos estudos actuais sobre neuro plasticidade – a capacidade de adaptação que o nosso cérebro tem na gestão dos seus próprios recursos. Falou-me de uma imensão de tópicos que voltaram a despertar a chama para a meditação.

Pedi-lhe para me ir informando sobre quando seria a apresentação oficial do livro e, no passado dia 07, lá fui à FNAC do Chiado.

 

Senti-me parte integrante do projecto porque, ao contrário da maioria das pessoas presentes, conhecia o tema. Conhecia o Vasco. Não pude deixar de ficar deliciado quando ao folhear os agradecimentos e encontro lá o meu nome. Uma ponta de orgulho.

O livro, entretanto, já o li. Quer dizer, li as primeiras partes do livro, sendo que a última secção compreende um programa com acções para se irem desempenhando ao longo de oito semanas. Resolvi não ler já para ver se consigo cumprir na íntegra o programa. Ou pelo menos seguir as suas linhas gerais.

Do que já li, a parte mais imediata no que diz respeito à informação, posso garantir que é uma excelente base teórica para os conceitos iniciais do mindfulness. A contextualização histórica, social e teórica que faz da pratica do mindfulness é assente em dados históricos e científicos muito interessantes. A abordagem é longe de ser espiritual;  é pragmática, simples e directa. Suavemente, somos apresentados, segundo o autor, a um exercício de “higiene mental” que deveria ser parte integrante do nosso dia-a-dia.

É nesta abordagem honesta, com uma forte sustentação científica, que este livro acaba por vir colmatar uma lacuna neste tipo de obras de autores portugueses. Livre de esoterismos, de questões de fé, ele limita-se a apresentar uma técnica de fortalecimento mental que tem provado ter inúmeros benefícios no dia-a-dia (mais calma, mais crescimento pessoal, mais felicidade percepcionada). Espero que tenha sucesso. Boa sorte Vasco!

 

 

Deixe uma Resposta

