Produtividade no dia-a-dia

Já aqui falei de produtividade pessoal, da organização mental que ela envolve e de pequenas maroscas que podemos adoptar para melhoria do nosso desempenho nas tarefas do dia-a-dia, sejam elas pessoais, sociais ou profissionais.

Num dos episódios do podcast Productivity Show, registei uma ideia que pus em prática no mês de Fevereiro e que, espero eu, me acompanhe durante alguns anos porque é extremamente útil.

A aplicação para smartphone (que também existe para tablets e PC’s) Evernote – que permite criar e organizar conjuntos de notas e anotações – criei um template chamado diário com a seguinte listagem:

Escreveste?
Qual foi a melhor sensação do dia?
Já li alguma coisa hoje?
Meditei?  Tempo:
Acordar:
Deitar:
Tarefa:
Tarefa:
Tarefa:
Tarefa:
Pequeno almoço 
Lanche manhã 
Almoço
Lanche tarde
Jantar

Com estes tópicos, fui reflectindo nas três perguntas iniciais todos os dias, registei se meditei e durante quanto tempo, anotei as minhas tarefas para o dia e as refeições que fiz. A cada dia, duplicava o template, nomeava-o com o dia em questão e fiquei com um diário de meditação, tarefas e refeições muito funcional e útil. Por exemplo, andei com algumas enxaquecas no arranque de Fevereiro, mas só depois do pequeno-almoço e durante a manhã. No dias em que tive a dor de cabeça, consegui reparar que andava a beber chá preto nesses dias. Cortei com o chá preto no dias a seguir e fiquei a saber que ele é um catalisador das minhas enxaquecas. Também consegui ter uma melhor noção da frequência e utilidade da minha prática de meditação. Nos dias em que não meditei foram aqueles que correram pior, mais desorganizados e em que a minha capacidade de resposta para as adversidades estava perto do zero. Uma das melhores maneiras de nos conhecermos, compreendo agora, é registarmos as nossas acções – já rotinadas – para irmos percebendo e tendo consciência da frequência com que as fazemos e as suas consequências e implicações. Experimentem utilizar este método durante uma semana e quase de certeza que irão sentir diferença. Ou pelo menos, uma maior consciência dos dias. A mim ajudou. A organizar a cabeça, a casa e o meu dia-a-dia.

7 thoughts on “Produtividade no dia-a-dia”

  1. Olá João! Gosto muito de usar o Evernote para me organizar e tenho um template muito parecido com teu…e para mim faz toda diferença poder escrever essas coisas, para conseguir ver os progressos na implementação de novos hábitos… Gostei da partilha! Obrigada!

    Gostar

  2. Concordo plenamente contigo. Mantermos um registo permite-nos conhecer quem somos e perceber muito acerca de nós próprios. Não costumo usar o evernote, mas tenho um caderno onde aponto tudo. :p

    Gostar

  3. Aí está algo simples e bem prático. Eu já comecei a apontar as minhas refeições mas depois esquecia me sempre :X É o meu mal.. :\

    Gostar

Deixe uma Resposta

