Meditação Zazen

Zazen é uma prática de meditação do Budismo Zen.

Consiste na postura física, tempos de respiração e esvaziamento da mente durante um periodo de tempo. Como já aqui falei, este foco na respiração permite ir acalmando o corpo e a mente de modo a deixarmos de lado a torrente de pensamentos que nos surge a cada momento. Seleccionei um vídeo de mestre zen japonês (legendado em Inglês) que ilustra um pouco melhor os fundamentos desta prática.

 

Postura

Devemos estar sentados, ligeiramente elevados por uma almofada e com as pernas cruzadas em lótus completo ou meio lótus. A altura fornecida pela almofada permite ter a coluna direita, hirta e alinhada desde o centro até ao topo da cabeça. De queixo ligeiramente recolhido, devemos focar o nosso olhar cerca de um metro à frente da ponta do nariz. Desta forma, ficaremos alinhados e direitos, com a coroa da cabeça a apontar para o tecto.

Respiração

As inspirações e expirações devem ser lentas e profundas. Devem, igualmente, ter durações semelhantes, intervaladas por pequenos instantes que separam claramente a inspiração da expiração. Para os principiantes, a contagem das respirações até 10 ajuda no relaxamento e no foco da mente no nosso corpo. Enquanto contamos, dirigimos a nossa concentração para o nosso corpo e evitamos, desta forma, o descontrolo mental e o assoberbamento de pensamentos. Chegados ao 10, retomamos a contagem do início, para que não se altere o foco do nosso corpo para a quantidade da contagem.

Duração

Dificilmente conseguiríamos ficar sentados na mesma postura, atentos à própria respiração, por períodos demasiado longos no início da nossa prática. Esta habituação à postura e respiração pode demorar o seu tempo (anos) até se conseguirem atingir os patamares de várias horas em meditação. Eu não pratico esta forma de meditação diariamente, mas algumas técnicas são semelhantes. E eu demorei cerca de três meses a ultrapassar a barreira dos 10 minutos. Comecei com 2 minutos, depois 5, depois 7. Hoje, consigo meditar regularmente 15 a 20 minutos.

 

Anúncios

3 thoughts on “Meditação Zazen”

    1. Espero que te seja útil 😊 não sou nem de longe um perito mas se tiveres dúvidas é só apitares! A meditação é um ritual relativamente fácil e com óptimos resultados no teu dia a dia !

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s