Livro ::: Galveias de José Luís Peixoto

Galveias, de José Luís Peixoto
Galveias, de José Luís Peixoto

Acabei ontem de ler o livro “Galveias” de José Luís Peixoto. É um dos meus autores preferidos e foi-me dado a conhecer em 2003 por uma ex-namorada. O primeiro livro que li dele foi “Uma Casa na Escuridão” e foi amor à primeira leitura. Desde então tratei de comprar as obras anteriores e tudo o que foi sendo editado até ao dia de hoje.

Sempre li os livros deste autor de rajada. Numa semana, independentemente do número de páginas, conseguia ler qualquer obra, sôfrego pelo desfecho. Desta vez, tive o livro em minha posse desde Novembro e só o acabei agora. Fui lendo aos bocadinhos, demasiado espaçados, que me obrigavam a reler sempre demasiadas páginas já lidas. Não porque me custasse, ou porque não estava a gostar do que lia. Mas porque estava numa daquelas fases em que a literatura, o jogo das palavras, e as narrativas me saturavam. E entretanto, livro lido.

Fiquei logo fascinado com o título, que anunciava o tema ou o ambiente narrativo. Galveias, povoação no Alto Alentejo, é-me familiar. É vizinha da aldeia aonde os meus pais têm uma casinha modesta: Cabeção. Conheço bem os maneirismos dos miúdos e graúdos daquela zona. E são tão bem retratados na obra que dei por mim a sentir o cheiro daquela zona em pleno Agosto. Um cheiro cheio de histórias.

A escrita de Peixoto, muito igual a si mesma, com um vagar poético, é deliciosa. Vai-nos apresentado as pessoas de uma Galveias dos anos 80, antiga na sua forma e conteúdo. Com as respectivas histórias, vamos conhecendo a Zefa do Camilo, o João Paulo das motas, o Funesto e o Dr. Matta Figueira. Tão diferentes entre si, mas iguais na carne diegética que os constitui. E ficamos a conhecer, pouco a pouco, Galveias, com todos os seus defeitos e virtudes.

Apesar da demora na leitura, recomendo este livro. Para encerrar este Inverno com um pouco do calor alentejano e recordar o que era a Portugalidade no interior do território.

Deixe uma Resposta

