Plantas e Ervas – Medicinas Naturais

Plantas e Ervas Medicinais
Plantas e Ervas Medicinais

Sou um adepto confesso das medicinas alternativas e naturais.

Tal como a farmácia contemporânea, eu acredito no princípio activo das plantas e nas propriedades benéficas que as várias espécies nos oferecem para as diferentes maleitas. Desde novo, influenciado pela minha avó, fui experimentando o efeito benéficos de infusões, óleos e outras mezinhas para os problemas mais comuns. Desde as infusões de hortelã para a sensação de enfartamento depois de comer, ou de cidreira e camomila para combater insónias ou raíz de valeriana para momentos de maior ansiedade ou agitação emocional. Os medicamentos não são mais que concentrações (muitas vezes demasiado elevadas) destes princípios activos.

Não sou de extremismos. A Medicina convencional tem o seu propósito e, dentro de uma visão holística, ela deve fazer parte da solução de um problema. Não advogo que só a medicina tradicional ou natural é que é eficaz – pelo contrário. Ambas se complementam.

O meu maior problema é encontrar ervanárias de confiança aonde consiga comprar apenas a planta que quero. Muitas vezes, existem já aqueles misturas para infusão com nomes sugestivos ou comprimidos de extractos vegetais, mas desconfio sempre dessas mezinhas industriais – desconheço a origem das receitas e respectiva honestidade. Prefiro comprar as várias plantas, já secas ou frescas, e tratar de as misturar a meu bel prazer consoante as minhas necessidades. Nem que seja para fazer uma infusão para saborear. Estou a preparar umas encomendas numa das mais antigas ervanárias portuguesas de algumas plantas. Quando chegarem logo vos digo se são de confiança ou não e aproveito e partilho algumas receitas que utilizo quando me vejo aflito com alguma coisa.

Uma das receitas que sempre me valeu em momentos de aperto é a da infusão de raíz de valeriana (valeriana  officinalis, já que existem outros variedades). E é bem simples por sinal. Basta fervermos água, deitar num bule, e adicionar uma colher de sopa (ou mais, dependendo da necessidade) da raíz de valeriana. É uma raíz relativamente fácil de encontrar em lojas de produtos naturais ou ervanárias. Recomendo que ignorem sempre os preparados de marcas próprias das lojas e apostem sempre nos sacos que contêm apenas as plantas que procuram. Desta forma seguem as receitas milenares à risca, sem invenções e derivações que muitas vezes não passam de puro marketing.

2 thoughts on “Plantas e Ervas – Medicinas Naturais”

  1. Hoje, a ler esta publicação, lembrei-me daquilo que me aconteceu ontem à noite. Há semanas que andava com dificuldade em adormecer. Ia para a cama, ficava séculos às voltas e acordava imensas vezes durante a noite. Houve até uma noite que acordei de hora a hora e, depois de ter passado a noite quase em claro, acordei às 10h da manhã sem sono nenhum, como se tivesse dormido como um bebé. Comecei a ler na internet sobre maneiras de adormecer bem e li um artigo sobre a raíz de valeriana e sobre o chá de camomila. Fui até ao Celeiro e comprei um chá com estas duas coisas, o chá da boa noite. Bebi-o ontem antes de ir para a cama e adormeci instantaneamente. Acordei 12 horas depois! O meu corpo estava mesmo a precisar de descanso. :p Eu acredito mais na medicina alternativa do que na convencional.

    Liked by 1 person

  2. Obrigado pelo teu testemunho 😄 eu considero as duas formas de medicina essenciais, mas de certa forma até concordo contigo porque a convencional deriva e nasce da tradicional. Os princípios são os mesmos lá está. Mas inegavelmente que as terapias alternativas nos trazem benefícios que não encontramos na medicina tradicional. A acupuntura tem resultados fantásticos na supressão de sintomas resultantes de rádio e quimioterapia 😄 vou partilhando mais algumas mezinhas que conheço!

    Gostar

Deixe uma Resposta

