Meditações guiadas ::: Ideias para principiantes na meditação.

Mindfulness - Meditações guiadas
Mindfulness – Meditações guiadas

Antes de se ter tornado um hábito, a prática de meditação sempre me pareceu um pouco esotérica demais, quase inatingível.

Mas em 2014 resolvi aprofundar um pouco a temática e tive a sorte de, para além de ter um colega praticante que me deu umas luzes iniciais, encontrar alguns vídeos muito interessantes com meditações para principiantes. Segui muitos desses vídeos nas minhas primeiras vezes até encontrar aqueles que melhor se adequaram à minha personalidade. Atenção: eu não tenho a intenção de ser um mentor ou guia espiritual na meditação de quem quer que seja. Esta é uma escolha das meditações que me pareceram mais funcionais comigo e não tenho formação na área para justificar as minhas escolhas. Digamos que é uma questão de sensibilidade. Repito: não sou nem possuo qualquer tipo de formação na área, tenho apenas seguido alguns conceitos que se têm adequado a mim.

Existem vários tipos e formas de meditação. Uns baseados nas práticas hindus do yoga, como o Hatha Yoga, que engloba as assanas (as posições físicas do yoga como o conhecemos) – outras que se baseia noutras tradições como o Budismo Zen, o taoísmo, Yin, etc. Eu pratico a atenção plena – o mindfulness – que é uma técnica inspirada na tradição Zen, quer seja a chinesa ou japonesa.

As meditações guiadas são excertos de áudio com instruções e sugestões para nos focarmos em nós mesmos, libertos de pensamentos. Claro que este vazio da mente é sempre assolado pelos milhares de pedaços de pensamento que teimam em surgir do nada. Aqui o truque é não nos enervar ou darmos relevância. Simplesmente, sentirmos o seu surgimento e acompanhar o desvanecer. Com o tempo e prática, acabamos por ser simples espectadores dos nossos pensamentos e caminhamos para aquela sensação de “in the zone” que nos trás calma. De notar que a meditação não é uma meta mas sim um caminho a percorrer. É sempre difícil falar de conceitos que não são verbais. Daí, para quem se está a iniciar nesta prática, seja bastante útil seguir algumas meditações guiadas.

Estes são só alguns vídeos com pequenas meditações guiadas que penso serem ideais para quem está a começar. Sem preconceitos, sem expectativas, acho que todas as pessoas deviam experimentar a prática da meditação. É enriquecedora e – nos dias de hoje – são raros os momentos de consciência do presente, do agora. Espero que lhes dêem uma hipótese!

 

2 thoughts on “Meditações guiadas ::: Ideias para principiantes na meditação.”

Deixe uma Resposta

