Rotina Matinal ::: Fevereiro 2015

Hábitos saudáveis para manhãs vigorosas!
Hábitos saudáveis para manhãs vigorosas!

Escrevi aqui há uns tempos um post com dicas para um melhor acordar.

Desde então tenho aperfeiçoado o meu arranque matinal com óptimos resultados que quero partilhar convosco. Eu sou uma pessoa bastante ansiosa e nervosa, a nível interior. Apesar de parecer calmo por fora, normalmente estou sempre ansioso e a querer passar à próxima tarefa durante o dia, a prever (e a stressar) com tarefas que se avizinham. E trabalhando em publicidade, o stress acaba por ser constante, com as interacções com as agências, clientes, prazos apertados e exigências profissionais. Mais que constante, às vezes parece que o stress acaba por se traduzir num mal estar físico que pode tornar-se intolerável.

Assim, e já a preparar a chegada do mês de Fevereiro, estou a tentar aperfeiçoar o meu ritual todas as manhãs de modo a acordar bem disposto, sereno e motivado para o dia que se avizinha! Eis as novidades:

  • Ligo a chaleira e preparo a minha chávena com o chá da minha escolha (normalmente é preto, english breakfast ou earl grey – são os meus preferidos para as manhãs).
  • Alongamentos e exercício leve. Aqui está um hábito que ando a tentar implementar e que será o hábito novo do mês de Fevereiro. Enquanto a água aquece, aproveito e faço alguns alongamentos de pernas, braços, peito e costas e faço uma sequência de flexões de braços, agachamentos e prancha. Nada de especial, são apenas alguns minutos para acordar o corpo e pôr o sangue a circular.
  • Deixo o chá a fazer. Depois da minha sequência de alongamentos e exercício, a água já está bem quente e deito-a na minha chávena e deixo o chá abrir.
  • Meditação. Os pequenos hábitos podem ser despoletados por hábitos já existentes (deixo aqui uma Ted Talk muito interessante sobre este tema). Eu há uns meses introduzi uma rotina de meditação, imediatamente após acordar e ir à casa de banho. Ela agora está a seguir a preparar aos alongamentos e preparação do chá, o que para mim é mais lógico, para começar a acalmar a minha mente para o dia que se avizinha. Dependendo dos dias opto por não ter som nenhum (a não ser o alarme do temporizador), ou por uma música de meditação. A maior parte das vezes acabo sempre por seguir meditações guiadas. Há umas quantas muito interessantes e feitas por pessoas que realmente sabem do que falam. Esta semana vou fazer um post sobre as melhores meditações guiadas que já encontrei aqui na web.
  • Pequeno-Almoço. Odeio comer à pressa, pois fico mal disposto e indigesto. Assim, já depois da meditação, tenho à minha espera um chávena de chá pronta e começo a fazer o meu pequeno almoço. A ementa matinal varia, consoante a minha disposição. Muitas das vezes bebo um super batido com vegetais, fruta, aveia, sementes com iogurte. Outra faço só um batido de fruta e como umas torradas ou opto por comer cereais com frutos secos e sementes num tigela com iogurte. Outras vezes, como simplesmente o que houver.

Eu sou bastante organizado nas minhas rotinas semanais e uma das coisas que mais me ajuda é deixar alguns afazeres despachados na véspera. Tenho sempre a minha marmita com o almoço do dia seguinte pronta, com peças de fruta e frutos secos. Deixo a roupa que vou vestir já escolhida para de manhã não perder tempo. Acabo sempre as minhas manhãs a saborear o primeiro cigarro do dia enquanto consulto alguns sites que gosto, vejo as notícias e organizo o dia que está prestes a arrancar (se vou às compras, se vou ter com algum amigo ao final do dia, se tenho yoga ou se vou correr).

 

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