Massagem de Som ::: Academia Peter Hess em Portugal

Academia Peter Hess
Academia Peter Hess

Esta semana conheci algumas pessoas ligadas da Peter Hess Academia e acabei por descobrir um mundo muito interessante que desconhecia por completo.

Eu trabalho na área do som. Sou, mais especificamente, um sound designer na área do cinema e publicidade e achei muito interessante ver (ouvir…) uma ligação do som a terapias para crianças hiperactivas.

Deixo-vos e o link da academia. Se entretanto for experimentar, vou deixar aqui a experiência!

Meditações guiadas ::: Ideias para principiantes na meditação.

Mindfulness - Meditações guiadas
Mindfulness – Meditações guiadas

Antes de se ter tornado um hábito, a prática de meditação sempre me pareceu um pouco esotérica demais, quase inatingível.

Mas em 2014 resolvi aprofundar um pouco a temática e tive a sorte de, para além de ter um colega praticante que me deu umas luzes iniciais, encontrar alguns vídeos muito interessantes com meditações para principiantes. Segui muitos desses vídeos nas minhas primeiras vezes até encontrar aqueles que melhor se adequaram à minha personalidade. Atenção: eu não tenho a intenção de ser um mentor ou guia espiritual na meditação de quem quer que seja. Esta é uma escolha das meditações que me pareceram mais funcionais comigo e não tenho formação na área para justificar as minhas escolhas. Digamos que é uma questão de sensibilidade. Repito: não sou nem possuo qualquer tipo de formação na área, tenho apenas seguido alguns conceitos que se têm adequado a mim.

Existem vários tipos e formas de meditação. Uns baseados nas práticas hindus do yoga, como o Hatha Yoga, que engloba as assanas (as posições físicas do yoga como o conhecemos) – outras que se baseia noutras tradições como o Budismo Zen, o taoísmo, Yin, etc. Eu pratico a atenção plena – o mindfulness – que é uma técnica inspirada na tradição Zen, quer seja a chinesa ou japonesa.

As meditações guiadas são excertos de áudio com instruções e sugestões para nos focarmos em nós mesmos, libertos de pensamentos. Claro que este vazio da mente é sempre assolado pelos milhares de pedaços de pensamento que teimam em surgir do nada. Aqui o truque é não nos enervar ou darmos relevância. Simplesmente, sentirmos o seu surgimento e acompanhar o desvanecer. Com o tempo e prática, acabamos por ser simples espectadores dos nossos pensamentos e caminhamos para aquela sensação de “in the zone” que nos trás calma. De notar que a meditação não é uma meta mas sim um caminho a percorrer. É sempre difícil falar de conceitos que não são verbais. Daí, para quem se está a iniciar nesta prática, seja bastante útil seguir algumas meditações guiadas.

Estes são só alguns vídeos com pequenas meditações guiadas que penso serem ideais para quem está a começar. Sem preconceitos, sem expectativas, acho que todas as pessoas deviam experimentar a prática da meditação. É enriquecedora e – nos dias de hoje – são raros os momentos de consciência do presente, do agora. Espero que lhes dêem uma hipótese!

 

Rotina Matinal ::: Fevereiro 2015

Hábitos saudáveis para manhãs vigorosas!
Hábitos saudáveis para manhãs vigorosas!

Escrevi aqui há uns tempos um post com dicas para um melhor acordar.

Desde então tenho aperfeiçoado o meu arranque matinal com óptimos resultados que quero partilhar convosco. Eu sou uma pessoa bastante ansiosa e nervosa, a nível interior. Apesar de parecer calmo por fora, normalmente estou sempre ansioso e a querer passar à próxima tarefa durante o dia, a prever (e a stressar) com tarefas que se avizinham. E trabalhando em publicidade, o stress acaba por ser constante, com as interacções com as agências, clientes, prazos apertados e exigências profissionais. Mais que constante, às vezes parece que o stress acaba por se traduzir num mal estar físico que pode tornar-se intolerável.

Assim, e já a preparar a chegada do mês de Fevereiro, estou a tentar aperfeiçoar o meu ritual todas as manhãs de modo a acordar bem disposto, sereno e motivado para o dia que se avizinha! Eis as novidades:

  • Ligo a chaleira e preparo a minha chávena com o chá da minha escolha (normalmente é preto, english breakfast ou earl grey – são os meus preferidos para as manhãs).
  • Alongamentos e exercício leve. Aqui está um hábito que ando a tentar implementar e que será o hábito novo do mês de Fevereiro. Enquanto a água aquece, aproveito e faço alguns alongamentos de pernas, braços, peito e costas e faço uma sequência de flexões de braços, agachamentos e prancha. Nada de especial, são apenas alguns minutos para acordar o corpo e pôr o sangue a circular.
  • Deixo o chá a fazer. Depois da minha sequência de alongamentos e exercício, a água já está bem quente e deito-a na minha chávena e deixo o chá abrir.
  • Meditação. Os pequenos hábitos podem ser despoletados por hábitos já existentes (deixo aqui uma Ted Talk muito interessante sobre este tema). Eu há uns meses introduzi uma rotina de meditação, imediatamente após acordar e ir à casa de banho. Ela agora está a seguir a preparar aos alongamentos e preparação do chá, o que para mim é mais lógico, para começar a acalmar a minha mente para o dia que se avizinha. Dependendo dos dias opto por não ter som nenhum (a não ser o alarme do temporizador), ou por uma música de meditação. A maior parte das vezes acabo sempre por seguir meditações guiadas. Há umas quantas muito interessantes e feitas por pessoas que realmente sabem do que falam. Esta semana vou fazer um post sobre as melhores meditações guiadas que já encontrei aqui na web.
  • Pequeno-Almoço. Odeio comer à pressa, pois fico mal disposto e indigesto. Assim, já depois da meditação, tenho à minha espera um chávena de chá pronta e começo a fazer o meu pequeno almoço. A ementa matinal varia, consoante a minha disposição. Muitas das vezes bebo um super batido com vegetais, fruta, aveia, sementes com iogurte. Outra faço só um batido de fruta e como umas torradas ou opto por comer cereais com frutos secos e sementes num tigela com iogurte. Outras vezes, como simplesmente o que houver.

Eu sou bastante organizado nas minhas rotinas semanais e uma das coisas que mais me ajuda é deixar alguns afazeres despachados na véspera. Tenho sempre a minha marmita com o almoço do dia seguinte pronta, com peças de fruta e frutos secos. Deixo a roupa que vou vestir já escolhida para de manhã não perder tempo. Acabo sempre as minhas manhãs a saborear o primeiro cigarro do dia enquanto consulto alguns sites que gosto, vejo as notícias e organizo o dia que está prestes a arrancar (se vou às compras, se vou ter com algum amigo ao final do dia, se tenho yoga ou se vou correr).

 

Jantar Alancharado ::: Tosta de Queijo, Espinafres, Ervas e Sementes.

Ontem fui almoçar ao Natraj, um óptimo restaurante indiano na Areia, Cascais. Comi que nem um abade e fiquei cheio o dia todo. Passavam já das 21h e a fome tardava em aparecer tal era o enfartamento.

Eis que na preguiça de pensar em fazer o jantar, surge uma ideia maravilhosa da V. que me abriu o apetite e foi super fácil de fazer: uma tosta de queijo flamengo, espinafres frescos, tomilho, cominhos, manjericão com um toque de manteiga e oregãos no fim. Depois foi só prensar na tostadeira cerca de 10 minutos, barrar um pouco de manteiga por cima e ficou uma maravilha! Fiquem aqui com um registo deste acontecimento.

Um delicioso snack para um jantar mais leve!
Um delicioso snack para um jantar mais leve!

Ementa Semana de 25 a 31 de Janeiro

Ideias para as refeições da próxima semana!
Ideias para as refeições da próxima semana!

E estas são as sugestões de refeições para a semana que se avizinha:

Infelizmente ainda não fiz as compras… o que significa que amanhã lá terei que ir ao supermercado quando sair do trabalho.

Segunda-feira, 26 ::: Empadão de soja e vegetais

Terça-feira, 27 ::: Ovos mexidos com pimentos e farinheira

Quarta-feira, 28 ::: Alho Francês à Brás

Quinta-feira, 29 ::: Hamburguere de Lentilhas e vegetais

Sexta-feira, 30 ::: Aproveitamento de Restos

Boa semana!