Como ter um acordar melhor? 6 dicas para um arranque matinal Zen

Sempre tive um acordar terrível. Mal disposto, grogue, eternamente entorpecido pelo sono que teimava em deixar a terra dos sonhos. Tudo bem que mais membros da família partilham desta característica matinal, mas no meu caso específico sempre fui izecrável no periodo da manhã.

Mas quando saí de casa dos meus pais para um apartamento partilhado, comecei a tentar controlar os meus ímpetos (tendo consciência deles e não os deixando dominar). Foi nesta altura que comecei a perceber a importância de pequenos hábitos e rituais a ter na noite anterior, e durante a manhã, que me podiam facilitar o acordar. Nestas alturas, as pequenas coisas fazem mesmo a diferença! E não paro de aprender; alguns destes tópicos são adições recentes 😉

1. Acordar sempre à mesma hora – a criação de rotinas e hábitos pode ser uma ferramenta muito poderosa para nos sentirmos melhor com nós próprios. Acordar todos os dias à mesma hora permite-nos ter uma rotina mais definida, enraízar hábitos e criar novos. E se nos habituarmos a acordar mais cedo que o costume, ganhamos tempo extra para nós – uma raridade nos dias que correm.

2. Ter o despertador longe – sempre fui um guerreiro do snooze. As poucas horas de sono, os excessos alimentares e de consumo de álcool sempre contribuíram para acordares pesados, difíceis e desequilibrados e isto fazia-me carregar inúmeras vezes no botão snooze. “São só mais 10 minutos”. Esta frase é terrível porque acumulamos esses 10 minutos até não podermos mais e entramos no dia à pressa e cheios de stress. O simples acto de colocar o despertador ou telemóvel longe da cama – do outro lado do quarto, por exemplo – de modo a que tenhamos que nos levantar é, literalmente, meio caminho andado para um acordar definitivo.

3. Ir à casa de banho – De modo a não entrar em piloto automático – e até porque eu tenho vários rituais que gosto de cumprir antes de ir tomar banho – imediatamente a seguir a levantar-me e desligar o despertador vou à casa de banho fazer as minhas necessidades matinais e levar a cara. Depois disto, estou praticamente desperto.

4. Meditar / Relaxar – Apesar de só ter iniciado esta prática há pouco mais de 3 meses, tendo vindo a sentir os seus benefícios ao longo do dia. Sinto-me mais calmo, mais focado e com maior concentração: isto significa, é claro, que sinto uma maior produtividade e aproveitamento do dia. A meditação é uma excelente maneira de começarmos um dia sem o stress das coisas-a-fazer, nem das responsabilidades familiares e profissionais. É um momento de pura introspecção em que o objectivo é simplesmente não pensar em nada, largar tudo e sentirmos o presente. Eu tenho vindo a praticar a Meditação de Auto-consciência (Mindfulness) e recomendo a todas as pessoas entre 10 a 20 minutos diários para arrancar da melhor forma com o dia. Se este espaço de tempo vos parece inalcancável, comecem por simplesmente ficar sentados 5 minutos por dia, a tentar não pensar em nada. Já é uma forma de relaxamento e de passarmos tempo com o nosso eu. Num próximo artigo vou listar vários sites sobre meditação e, melhor ainda, algumas meditações guiadas que me ajudaram no início e ainda hoje recorro a elas quando me sinto mais desconcentrado.

5. Pequeno Almoço nutritivo e com calma – Como oposição a acordar de rajada, tomar banho e comer qualquer coisa rápida antes de seguir para o trabalho, sugiro um pequeno-almoço nutritivo, ponderado e calmo. Já tenho vindo a falar que os hábitos alimentares podem definir como nos sentimos e definem, sem sombra de dúvida, a nossa saúde e bem estar. Sendo o Pequeno-Almoço a refeição mais importante do dia, há que evitar açúcares desnecessários e ingerir o máximo de nutrientes saudáveis e líquidos para preparar a “máquina” para o dia que se avizinha. Se prepararmos e tomarmos esta refeição com calma, evitamos stress e pressas desnecessários e damos tempo ao nosso corpo de se alimentar condignamente.

6.Ritual diário/Passatempo – Como recompensa de termos criado esta rotina, devemos aproveitar o tempo da nossa manhã para podermos executar um passatempo ou um um ritual pessoal. Pode ser dar uma volta ao pé de casa, escrever num blog, ler um pouco mais do livro que tanto nos interessa, brincar com os nossos filhos e família, etc.

1 thought on “Como ter um acordar melhor? 6 dicas para um arranque matinal Zen”

Deixe uma Resposta

